por Stanley Pranin
Aikido Journal #119 (2000)
Traduzido por William Soares (Nippon kan Brasil)
Hiroshi Isoyama começou a treinar no Dojo de Iwama com o Fundador do Aikido Morihei Ueshiba ainda menino, com 12 anos de idade. Ele é um dos raros indivíduos – outro é Morihiro Saito – a ter sido exposto ao fundador durante o período de maturação do Aikido moderno. Isoyama é apaixonado pelo seu estudo do Aikido e o seu dinamismo se reflete em sua técnica explosiva. Agora aposentado, depois de uma longa carreira na Força de Auto-Defesa Aérea, Isoyama devota tempo integral em sua busca, treinamento e ensino. Ele tem se tornado imensamente conhecido internacionalmente devido as viagens para o exterior que tem realizado nos anos recentes.
Aikido em Iwama após a Guerra
Aikido Journal: Por favor, nos diga como o Sr. começou no Aikido.
Isoyama Sensei: Foi em 1949, que, como você sabe foi uma época muito difícil para o Japão. Minha família dirigia uma estalagem. Vários tipos de pessoa a freqüentavam, incluindo membros da yakuza, e dado esse fato, eu pensei que seria burrice não aprender algum tipo de arte marcial. Aconteceu que o dojo local de aiki (ainda não se chamava “Aikido”, e o dojo se tornaria conhecido como “Aiki Shuren Dojo”) havia acabado de iniciar classes para crianças, então eu e outras crianças do bairro nos inscrevemos. Eu tinha doze anos na época.
O-Sensei ainda estava morando em Iwama nessa época?
Sim, apenas depois de 1955 que ele, gradualmente, começou a fazer viagens para fora de Iwama. O-Sensei ensinava na classe de crianças da noite.
A instrução era a mesma do Hombu Dojo em Tóquio?
Eu não sei como eram as aulas em Tóquio naquele tempo, mas ele costumava circular pelo dojo e segurar o pulso de cada estudante individualmente e os ensinava daquela maneira. Ele mesmo não fazia ukemi, mas ele fazia qualquer que fosse a técnica – shomenuchi ikkyo, por exemplo – para cada pessoa no tatame individualmente enquanto todos olhavam. Ele nunca dava nenhum tipo detalhado de explicação.
Não havia tatami no dojo, então o treino poderia ser bastante doloroso. Essa era uma das razões pelas quais era difícil fazer com que as pessoas treinassem ali. Depois de alguns anos eles, finalmente, colocaram tatame no dojo, mas nos havíamos treinado no chão por tanto tempo que, no início, tivemos dificuldade em nos ajustar. Se acontecesse de você bater sua cabeça no chão, fazia um grande barulho, mas a dor nunca parecia penetrar em toda a sua cabeça. Depois que colocamos o tatami, no entanto, a dor atingia você bem no centro. Naturalmente, a maneira que realizávamos o ukemi mudou quando fomos do chão de madeira para os tatames.
Além de Saito Sensei, quem já estava naquela época?
Havia pessoas como o falecido Takeo Murata, Sakae Shimada (atual representante da Federação da Prefeitura de Ibaraki), e Sachio Yamane. Em todo o caso, como eu disse antes, não havia muitas pessoas treinando naquele tempo. Também, Kunio Oyama, que mais tarde se tornou estudante e profissional de wrestler Rikidozan, e pessoas que estavam lá como uchideshi.