terça-feira, 2 de agosto de 2011

Morre o homem, fica a fama


Por: Gustavo N. Santos (Aikidô ITN Brasil - Academia CLAM, Goiânia)

Revisão: Thiago Brandão (Instrutor Aikidô ITN Brasil - Academia CLAM, Goiânia)
Supervisão: J.F. Santos (Instrutor Chefe  Aikidô ITN Brasil)


Às vezes fico pensando, que adjetivo dirão após mencionarem meu nome? Será que dirão mentiroso, ladrão, vagabundo ou dedicado, trabalhador, responsável, honesto...?

Acho esta uma reflexão muito válida e sei que ela é muito presente no código de vida de um cavalheiro (guerreiro ou bushi).

A visão oriental é de fora para dentro, o que os outros vêem. O que é completamente diferente da nossa visão ocidental, o que eu vejo. Desta forma, o correto é pensar o que pensam de mim, o que eu apresento, e não o que eu penso de mim ou vejo para os outros.
           
Veja, existe uma consideração muito séria aí, pois quando quero passar uma imagem para os outros que não seja verdadeira, não consigo sustentá-la por muito tempo já que é algo externo e logo sairá. Assim como uma personagem, uma carapuça ou máscara. Tentar sustentar uma farsa pode ser muito cansativo e penoso.

O correto é que haja uma transformação interior para que seja duradouro e verdadeiro.

“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta”.

Não são as palavras, ou vídeos, ou escritos que mostrarão nossa conduta, mas sim nosso dia-a-dia e nossos exemplos.

Na idéia samuraica devemos estar sempre atentos que a morte está na próxima esquina. As falhas devem ser corrigidas instantaneamente, pois pode não haver tempo para corrigir depois.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um coração em busca da felicidade!


Texto encaminhado pelo Professor Gustavo Nogueira (Faixa Preta 3º Dan, Academia CLAM - Goiânia)

Por Hidemaru Degutxi

A verdadeira felicidade consiste no amor recíproco, na amizade, no agradecimento. Todo ser vivente, sente necessidade de uma companhia, e aquele que pisa sozinho a tortuosa estrada da vida, não há dúvida, sente-se solitário.


Alguém disse : "Não há nada mais satisfatório que trabalhar para quem amamos ou para quem quer ser por nós amado".

Creio não haver nada mais acertado. E diz ainda a mesma voz: "Não há nada mais desesperador, mais triste do que o estado de alma daquele que vive solitário, sem alguém que sinceramente se alegre com sua vitória, daquele que não tem a quem alegrar." 

"Quem poderia compreender uma pessoa como eu, uma pessoa de vida vazia, sem objetivos?". Eu posso bem compreender esse coração humano.

As pessoas em geral, são de um caráter egoísta, quase irremediável. Quando doentes, redizem constantemente: "Não há nada pior que a doença, logo que sarar, me aplicarei sem, lástimas a qualquer trabalho. Não há nada, melhor que a saúde".

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Estudo Revela o Fator Determinante para o Sucesso


Por: Francisco França Júnior (Aizen Dojo, Brasília)


Nesta semana, em seu espaço na rádio CBN, o comentarista Gilberto Dimenstein divulgou um estudo muito interessante realizado pela Universidade Duke, da Carolina do Norte, um dos centros de neurociência mais respeitados do mundo.

Os pesquisadores concluíram, após observar crianças por trinta anos, que o fator mais determinante para o sucesso não é a inteligência.

Sucesso, nesse contexto, é administrar com êxito a sua vida acadêmica e profissional, sua saúde, finanças, negócios e, por que não dizer, seus relacionamentos.

Segundo esse estudo, a capacidade de gerenciar tendências impulsivas, ou seja, autocontrole, é o principal fator a ser exercitado para alcançar sucesso nas diversas esferas da vida. Assim, ter autocontrole nos levará a pensar bem antes de dar uma resposta atravessada, revidar a uma fechada no trânsito, comprar aquele artigo desnecessário ou a manter uma rotina de estudos quando nos convidam para outros programas, por exemplo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Princípios do Daito Ryu Aikijujutsu


Palestra do Mestre Katsuyuki Kondo

Os princípios básicos do Daito Ryu incluem Rei, Metsuke,MaAi, KoKyu,Zanshin e Kiai.

Eu gostaria de explicar estes princípios pela ordem. Creio que por praticar repetidamente, aprendendo e usando estes princípios você aperfeiçoará sua técnica.

Vou agora explicar o termo “REI”, antigamente, palavras como “BUREI” (que significa desrespeitoso) e “Shitsurei” (que significa um comportamento imperdoável) eram usadas. Uma pessoa que faltasse com REI, ou seja, que fosse desrespeitosa poderia estar pondo sua vida em risco.

Por exemplo, antigamente alguém deveria ter certeza de colocar sua espada ao seu lado direito quando convidado para entrar em uma sala e sentar-se. Se ele pusesse sua espada ao seu lado esquerdo, ele poderia sacá-la em qualquer momento. Por isso era desrespeitoso para alguém colocar sua espada em ao seu lado esquerdo. Isso significava ser “Shitsurei”, ou agir de forma indelicada. Com sua espada ao lado esquerdo você poderia usá-la a qualquer momento, isso mostrava sua intenção em lutar com outra pessoa.

Eu já ouvi que certa vez uma pessoa foi atacada, cortada e morreu, pois sua espada estava ao seu lado esquerdo e aconteceu de ele a tocar por engano. Desta forma, este tipo de comportamento desrespeitoso pode por em perigo a vida de alguém.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entrevista Prof. Gustavo

Em 2006 o Professos Gustavo contribuiu com o TCC do, então aluno do curso de Educação Física, Leonardo Piloto com uma entrevista sobre o Aikido e suas impressões dobre essa arte.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aikidô como um mero passatempo?

por Stanley Pranin

Aiki News #86 (1990)

Traduzido por André Fettermann de Andrade

fonte: http://migre.me/53T0i 



Tenho me referido em artigos recentes a nossas estimativas do grau de crescimento do aikidô tanto no Japão quanto no exterior. Apesar de que nossas projeções relativas ao número de praticantes são inferiores a diversas estimativas oficiais, eu acredito que elas tampouco representem sólidas evidências da penetração do aikidô nas maiores culturas mundiais. Com isso em mente, tenho alguns pensamentos sobre a forma com que o aikidô é praticado em muitas escolas hoje e suas implicações no desenvolvimento a longo prazo da arte.
O aikidô é frequentemente referenciado como um esporte em conversas com não praticantes. Quando isso acontece por vezes nós nos opomos ao termo “esporte” e esclarecemos que o aikidô é na verdade uma “arte marcial”. Mas se olharmos cuidadosamente iremos perceber que as pessoas normalmente usam o termo “esporte” num significado mais livre da palavra, e na verdade o que querem realmente dizer é alguma coisa relacionada a passatempo ou atividade de lazer ao invés de uma atividade de competição. Se paramos e refletirmos por um instante, muitos do que estão engajados na prática do aikidô hoje realmente a tratam como um passatempo, hobby ou uma forma de exercício.



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Homenagem a Mestre Martins

Momento histórico para o ITN. No último sábado, 28/05/11, o grupo se reuniu no quartel general, na Aizen Dojo em Brasília, para a sagração da nova lona branca do tatame. 

Entre os momentos se destaca a valiosa entrevista concedia por Mestre Martins, fotos abaixo, e uma bela oração em japonês proferida pelo velho Mestre em homenagem a nova lona do tatame, que ele, sabiamente, definiu como um importante marco de mudança de nosso grupo.

Aos que não tiveram a sorte, e o privilégio, de estar presente durante a reunião aguardem as postagem no youtube...





os créditos das fotos são do colega Manosso, Aizen Dojo - Brasília

--------
conheça a página do Aikido ITN no Facebook, clique AQUI
siga o Aikido ITN no twitter, clique AQUI