sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Steven Seagel e o Aikido

Um dos assuntos mais falados nos últimos dias foi a luta de Anderson Silva e Vitor Belfort (UFC 126), ao final de vitória espetacular de Anderson, ele disse a Joe Rogan (entrevistador oficial do evento) que agradecia a Steven Seagel pela técnica que o ajudou a vencer o combate.

Steven Seagel ficou famoso no mundo da pancadaria fazendo filmes em ele utilizava entre, outras coisas técnicas, de Aikdo, inegavelmente sua maior paixão entre as artes marciais.

Abaixo uma entrevista com o ator e 7º Dan de Aikido, Stevean Seagel retirado site http://migre.me/3Re31, tradução: Murilo Garcez (Academia CLAM Goiânia). 

Para saber um pouco mais sobre a história de Sensei Seagel e o Aikdo clique aqui


Ao final do texto, um vídeo de demonstração de técnica e uma entrevista do Sr. Seagel ao Canal Combate.

 Entrevista com Steven Seagal



PERGUNTA: Por que você estudou Aikido em vez de karate?



STEVEN: Eu comecei no karate, e foi em busca de um professor que pudesse ensinar-me a aspectos místicos das artes marciais. As pessoas com quem estudei no karate não podiam me dar isso. Achei o Aikido e pude ler alguns dos discursos de O'Sensei e o vi pessoalmente.




PERGUNTA: Com quem Mestres você estudou Aikido?

STEVEN: Eu estava dentro e fora do Japão como um jovem, e vi Tohei Sensei quando ele ainda estava com o Hombu Dojo. Eu estudei com diversos professores que você não conhece e outros que você nunca ouviu falar, desde Isoyama Sensei, Abe Sensei. E apenas mais um grupo de pessoas mais que já estão mortos.

PERGUNTA: Já houve um momento crítico durante o seu treinamento onde você fez uma mudança radical?

STEVEN: Sim, durante seis anos, eu praticava cerca de oito horas por dia, o que é muito, mesmo no Japão. Eu estava batendo com a cabeça contra a parede e não estava fazendo nenhum progresso. Eu queria transcender os aspectos físicos do Aikido. Eu estava tentando fazer algumas das coisas que O-Sensei estava fazendo, mas eu estava chegando a lugar nenhum, porque eu estava tentando. Finalmente, um dia, eu saí em Kameoka, na província de Ayabe e comecei a treinar com alguns dos professores que tinham uma mística como O-Sensei, e comecei a passar a dedicar mais tempo para os aspectos místicos de Aikido. Eu experimentei dramáticas e tremendas mudanças em minha técnica, nos primeiros seis meses.

PERGUNTA: Por que não mais alunos de O-Sensei foram procurar os aspectos místicos da técnica? Isso era menos interessante ou importante?

STEVEN: O-Sensei usava um dialeto chamado Tanabe. Não há assim lugar nas montanhas, sua área um país com um dialeto, que é realmente difícil de entender. Gostaria de falar com os outros caras e perguntar o que ele estava dizendo. Eles diriam: "ah, ele está falando sobre Deus e religião e essa porcaria, esquece isso e volte aprender a lutar." Essa foi a atitude. No entanto, quando eu subi e estudei com alguns dos mesmos sacerdotes que ensinavam O'Sensei, eu comecei a entender o Aikido pela primeira vez na minha vida. Porque Aikido é mais do que waza( técnica ).

PERGUNTA: Eu tenho ouvido muito sobre a linha-dura e Aikido linha soft, você pode falar qual é a diferença?

STEVEN: O-Sensei sempre falava sobre Go-ju-ryu, o círculo, o quadrado e o triângulo. Aikido tem que ter todas essas linhas juntas. Os movimentos básicos são quadrados, muito quadrado. Quando você chegar ao nível intermediário, o quadrado está sempre lá, mas que você vê um monte de triângulo. Quando você chegar em um nível avançado que você vê grande parte de círculo. Mas o quadrado está sempre lá.

PERGUNTA: Você já usou Kiai em suas técnicas? Eu não acho que eu já ouvi isso de você.

STEVEN: Você não vai querer. Kiai é muito eficaz e quando você faz isso direito, você vai paralisar o seu adversário.

PERGUNTA: Existe uma posição correta para começar?

STEVEN: Quando alguém aparece e eles vão fazer alguma coisa, você está como sempre é confortável e você faz o que você tem que fazer. A idéia é se eu estou em hanmi, esquerda, e alguém vem a mim, ele provavelmente não virá para mim em hanmi certo? porque seu rosto vai estar a frente. No entanto, nunca se sabe, a idéia na rua é se esvaziar e deixe-o vir.

PERGUNTA: Em termos de técnica que você diria que é o mais importante?

STEVEN: Eu diria "irimi" é o mais importante.

PERGUNTA: Em Aikido é apenas praticar a luta, ou situações de vida e morte?

STEVEN: A diferença entre uma luta real e com sparring no tatame é a diferença entre a natação no mar e nadar na esteira.

PERGUNTA: É uma técnica baseada em alguém totalmente avançado que compromete totalmente a direção do seu corpo contra você?

STEVEN: Sim. Na base, a partir do Aikido. Mas no Aikido avançado isso não importa.

PERGUNTA: Nem mesmo com a força de um soco como um boxeador isso importa?

STEVEN: Nem um pouco. Não importa se eles ficam, ou se correm de mim, se eles estão lá e fazer polichinelo, eu acho que tenho de denunciar uma situação ou neutralizar uma situação, eu estou indo parar atrás de você. Isso é Aikido avançado. Eu não preciso de você para me mover. Você pode me socar, você pode fazer o que quiser.

PERGUNTA: Como pode um aluno com deficiência se envolver com as artes marciais?

STEVEN: Isso dependeria do quão comprometidos (nos movimentos) ele são e do tipo de deficiência. Se você tiver a movimentação de suas mãos e seus braços, então você pode fazer Aikido tanto quanto eu posso. O conceito é que alguém deve vir para você. Uma vez que eles vêm para você, os movimentos das mãos, os movimentos do tronco, e tudo o resto são os mesmos. De muitas maneiras você pode se tornar um bom praticante de Aikido. Eu sei que durante o tempo que eu me machuquei seriamente, eu desenvolvi minha técnica corretamente foi porque eu não conseguia me mexer.

PERGUNTA: As pessoas que tem 55 ou 65 anos de idade podem praticar Aikido?

STEVEN: Eu tive alunos que com seus 70 anos iam de trem treinar no Japão, e aqui pessoas com 60 e 70 anos que veem treinar.

PERGUNTA: Qual é a relação entre o Aikido e Budo?

STEVEN: Eles são os mesmos.

PERGUNTA: Existe alguma confusão, porque há uma vasta gama de atitudes Aikido, de uma arte marcial muito suave para uma arte marcial matar.

STEVEN: Eu acho que essas são confusões bobas. Acho Bugei, se você olhar, Budo, se você olhar para a caligrafia chinesa e original, você vai desmistificar isso, que significa parar a guerra. Braços Parados, pare a guerra. Então, é um Budoka é um Heihoka, um guerreiro da paz, ou um homem de paz. Você precisa ser forte o suficiente para acabar com a guerra, você verá o que estou dizendo, porque se você é fraco e não poder acabar com a guerra, você começa a guerrear. Você entendeu? E Budo tem que yin e yang, ela tem que Tate não ito a Yoko, Izu não mitama a mizu não mitama. Trata-se de todos os termos Shinto. Yoko Ito não significa lua, feminina, a água, o amor, o poder do perdão, o poder do amor. Tate no ito significa sol, termos masculino, falamos sobre o fogo, nós falamos sobre o poder de decisão. Esse é o momento em que se você não perdoar, que é o poder do corte. Esses dois elementos têm de viver em nós em harmonia perfeita ou você está fora de equilíbrio, e que é o assassinato de sua essência do Budo também. Você tem que ter a habilidade e a capacidade de decidir tomar decisões, para cortar, para matar e, ao mesmo tempo, você tem que ter a capacidade de amar, de perdoar, de ser compreensivo. E esses têm que trabalhar juntos, mas Budo é todas essas coisas e Aikido, é uma das milhões de artes marciais sob o guarda chuva do grande Budo, você entende?
PERGUNTA: O que podemos nós, como estudantes de Aikido, fazer para melhorar a situação política do Aikido?

STEVEN: Infelizmente, muitos dos professores de Aikido estão mais preocupados com o que é melhor do que quem; e quem tem mais estudantes. Estou errado? No Aikido não importa quem é melhor. Não importa quem está certo e quem está errado, ou que tenha como muitos estudantes, ou cujo pai é maior do que outro. Quem se importa? Nada disso importa, não tem nada a ver com Aikido. O que importa é que todos nós tentamos ajudar uns aos outros para melhorar a nós mesmos como seres humanos. Seja qual for estilos que vêm até nós, são bem-vindas; ninguém é melhor do que ninguém. Concentre-se na filosofia e os aspectos espirituais do Aikido, em vez de quem está ligado a quem.

PERGUNTA: Você poderia descrever o seu processo de concentração em alguém, quando você se prepara para aplicar as técnicas? Parece que você está passando por um processo muito específico de concentração.

STEVEN: É um ciclo. Quando estou ensinando, é apenas a posição do corpo do oponente e minha posição. Quando for pra valer, você tem que recolher-se e começar a culminar energia. Você vai defini-los, pegue seu "ki", você peaga-los de uma forma que quando estiverem saindo, voltem pra você. Quando eles vêm para você, você faz o que quiser fazer, é como um relâmpago. Onisaburo, que, como sabem, foi professor espiritual de O-sensei, escreveu o Kaminari ku Kanji que significa "Budo é um relâmpago." O ponto culminante de electricidade e de energia entre o céu e a terra, que é realmente o que Bugei (artes marciais) é.

PERGUNTA: Como deve ser a preparação de uke para isso?

STEVEN: O uke não deve ser pensando em se preparar para fazer alguma coisa, nem pensar em fazer sua ukemi. Ele só deve estar pensando em atacar. Em estágios avançados você nem pensa em atacar, você ataca apenas.
PERGUNTA: Você poderia me dar a sua interpretação de Musubi?

STEVEN: Algo reúne-se para se tornar um, é muito simples.

PERGUNTA: Como a relação entre uke e nage?

STEVEN: Pode ser, eu posso dizer Musubi em 15 milhões de maneiras, é como tomar a palavra casamento em Inglês. Musu significa tornar-se um a reunir.

PERGUNTA: E a sua experiência com O-Sensei?

STEVEN: Eu tenho muito pouca experiência com O-Sensei. Eu era capaz de vê-lo várias vezes. Eu vi ele falar. Eu estava muito próximo de seus mestres espirituais, e eu ainda sou. Eu acho que era a única pessoa branca que sempre seguiu exatamente os passos de O-Sensei em termos de seu treinamento místico. Eu me tornei um sacerdote da O'moto Kyo e passei por toda a formação, e de todo o processo estético como o que O-Sensei, recebeu em seu treinamento. Eu realmente nunca o conheci. Não cheguei a praticar com ele sobre o tatame, ou fui arremessado por ele, ou qualquer outra coisa.

PERGUNTA: Eu li em um artigo que kenjutsu é uma parte da sua vida?

STEVEN: Bem, para mim, Aikido e Kenjutsu é a mesma coisa. Se você viu a minha técnica, eu estou sempre cortando. Hoje nós fizemos alguns golpes de isto e aquilo, mas quando você me vê, você vai ver que eu estou sempre cortando com os pés e as mãos; tesabaki, ashisabaki. As mãos e os pés são todos os ângulos kenjutsu.

PERGUNTA: Me parece que o seu Aikido é muito pragmático, orientado para um estilo de rua; diferente de outros estilos de Aikido que não são tão pragmáticos como o seu estilo. Eu queria saber se você, em algum momento explorou outro caminho no Aikido?


STEVEN: A técnica física do Aikido no nível que eu estou ensinando nada tem a ver com as aplicações mística na maneira que você está se referindo, ou seja, há Go-ju-Ryu (duro, macio e fluido). Agora, O-Sensei sempre dizia: "Bugei wa desu Bugei". As artes marciais são as artes marciais. E, "Aiki wa odorijanai". Ele sempre disse que o Aikido não é dança. Se você treinasse com O-Sensei, ou o assistisse você teria com medo de atacá-lo, porque ele nuca aliviava. Suave como ele era, se você não estivesse atento, poderia se machucar. Aikido é perigoso e tem que trabalhar. Isso é o que disse o fundador e estava certo. Aikido tem que trabalhar. Tudo o que eu estou fazendo é ensinar-lhe como desenvolver seu Aikido, porque não trabalho para um monte de você. Tento ensinar-lhe como fazer real. Não há nada “não espiritual” sobre isso. Na verdade, é mais espiritual. É real, não é uma ilusão, não é um desenho animado. Você tem que sentir para entender. O-Sensei era um grande místico, mas seu Aikido funcionou. Há muitas pessoas que tentaram pegá-lo em muitas ocasiões diferentes, desde antes de ele começar Aikido, até muito tempo depois. Eles descobriram que não é nenhuma brincadeira. E se você não pode fazer isso, se você não pode sair na rua e deixar algumas gangs ir até você com bastões de beisebol, e sei que vai fazer a coisa certa, você não sabe Aikido. Tem que ser real, caso contrário ter-se aeróbica ou algo assim. Eu vou em alguns dojos e vejo alguém atacar, e o cara cai e ninguém toca ninguém. Há alguém aqui que pode jogar qualquer um sem tocá-los? Você tem que fazer o trabalho. Estou falando sério.

PERGUNTA: Você está dizendo que alguns dojo Aikido são muito passivos?

STEVEN: Há dojo que ensina essa forma (jogando sem tocar), e eu acho que para ensinar de que maneira você primeiro tem que aprender o básico e dentro dos princípios que você tem que ser capaz de fazê-los funcionar. Uma vez que você aprendeu o básico e fez-lhes o trabalho você pode obter no material mágico que leva 20-30-40-50 anos para começar a desenvolver.
PERGUNTA: Como é que uma atingir os aspectos místicos do Aikido, após atingir o básico?

STEVEN: Seria como aconteceu comigo, ou com qualquer outra pessoa que busca esse fundo místico. Quando você se aproximar perto o suficiente de professor, ele decide se quer ensinar.

PERGUNTA: É possível uma outra religião ou espiritualidade é tão valioso quanto Omoto Kyo foi para o seu Aikido?

STEVEN: Eu imagino assim, ele certamente poderia ter. Uma coisa sobre Omoto kyo, e até mesmo sobre O-Sensei disse que toda religião diz: "Nós somos o caminho, qualquer caminho está errado se você vai para o inferno." Não existe religião não diga isso, exceto Omoto-kyo. Estamos todos a subir a montanha mesmo, pode haver caminhos diferentes, mas todos nós estamos tentando chegar a Deus. Todo mundo tem o seu próprio caminho para chegar lá.

PERGUNTA: Qual parte do Aikido veio de esgrima?

STEVEN: Todas as partes, quando eu faço nikyo, eu cortei. Quando eu faço irimi, eu cortei, shihonage, é tudo kenjutsu

PERGUNTA: Quantos anos você tinha quando abriu seu dojo?

STEVEN: Cerca de 22.

Obrigado a todos muito bem.





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