Um dos assuntos mais falados nos últimos dias foi a luta de Anderson Silva e Vitor Belfort (UFC 126), ao final de vitória espetacular de Anderson, ele disse a Joe Rogan (entrevistador oficial do evento) que agradecia a Steven Seagel pela técnica que o ajudou a vencer o combate.
Steven Seagel ficou famoso no mundo da pancadaria fazendo filmes em ele utilizava entre, outras coisas técnicas, de Aikdo, inegavelmente sua maior paixão entre as artes marciais.
Abaixo uma entrevista com o ator e 7º Dan de Aikido, Stevean Seagel retirado site http://migre.me/3Re31, tradução: Murilo Garcez (Academia CLAM Goiânia).
Para saber um pouco mais sobre a história de Sensei Seagel e o Aikdo clique aqui
Ao final do texto, um vídeo de demonstração de técnica e uma entrevista do Sr. Seagel ao Canal Combate.
Entrevista com Steven Seagal
STEVEN: A técnica física do Aikido no nível que eu estou ensinando nada
tem a ver com as aplicações mística na maneira que você está se referindo, ou
seja, há Go-ju-Ryu (duro, macio e
fluido). Agora, O-Sensei sempre dizia: "Bugei
wa desu Bugei". As artes marciais são as artes marciais. E, "Aiki wa odorijanai". Ele
sempre disse que o Aikido não é dança. Se você treinasse com O-Sensei, ou o assistisse
você teria com medo de atacá-lo, porque ele nuca aliviava. Suave como ele era,
se você não estivesse atento, poderia se machucar. Aikido é perigoso e tem que
trabalhar. Isso é o que disse o fundador e estava certo. Aikido tem que
trabalhar. Tudo o que eu estou fazendo é ensinar-lhe como desenvolver seu
Aikido, porque não trabalho para um monte de você. Tento ensinar-lhe como fazer
real. Não há nada “não espiritual” sobre isso. Na verdade, é mais espiritual. É
real, não é uma ilusão, não é um desenho animado. Você tem que sentir para
entender. O-Sensei era um grande místico, mas seu Aikido funcionou. Há muitas
pessoas que tentaram pegá-lo em muitas ocasiões diferentes, desde antes de ele
começar Aikido, até muito tempo depois. Eles descobriram que não é nenhuma
brincadeira. E se você não pode fazer isso, se você não pode sair na rua e
deixar algumas gangs ir até você com bastões de beisebol, e sei que vai fazer a
coisa certa, você não sabe Aikido. Tem que ser real, caso contrário ter-se
aeróbica ou algo assim. Eu vou em alguns dojos e vejo alguém atacar, e o cara
cai e ninguém toca ninguém. Há alguém aqui que pode jogar qualquer um sem
tocá-los? Você tem que fazer o trabalho. Estou falando sério.
Ao final do texto, um vídeo de demonstração de técnica e uma entrevista do Sr. Seagel ao Canal Combate.
Entrevista com Steven Seagal
PERGUNTA: Por que você estudou Aikido em vez de karate?
STEVEN: Eu comecei no karate, e foi em busca de um professor que pudesse
ensinar-me a aspectos místicos das artes marciais. As pessoas com quem estudei
no karate não podiam me dar isso. Achei o Aikido e pude ler alguns dos
discursos de O'Sensei e o vi pessoalmente.
PERGUNTA: Com quem Mestres você estudou Aikido?
STEVEN: Eu estava dentro e fora do Japão como um jovem, e vi Tohei
Sensei quando ele ainda estava com o Hombu Dojo. Eu estudei com diversos
professores que você não conhece e outros que você nunca ouviu falar, desde
Isoyama Sensei, Abe Sensei. E apenas mais um grupo de pessoas mais que já estão
mortos.
PERGUNTA: Já houve um momento crítico durante o seu treinamento onde
você fez uma mudança radical?
STEVEN: Sim, durante seis anos, eu praticava cerca de oito horas por
dia, o que é muito, mesmo no Japão. Eu estava batendo com a cabeça contra a
parede e não estava fazendo nenhum progresso. Eu queria transcender os aspectos
físicos do Aikido. Eu estava tentando fazer algumas das coisas que O-Sensei
estava fazendo, mas eu estava chegando a lugar nenhum, porque eu estava
tentando. Finalmente, um dia, eu saí em Kameoka, na província de Ayabe e
comecei a treinar com alguns dos professores que tinham uma mística como O-Sensei,
e comecei a passar a dedicar mais tempo para os aspectos místicos de Aikido. Eu
experimentei dramáticas e tremendas mudanças em minha técnica, nos primeiros
seis meses.
PERGUNTA: Por que não mais alunos de O-Sensei foram procurar os aspectos
místicos da técnica? Isso era menos interessante ou importante?
STEVEN: O-Sensei usava um dialeto chamado Tanabe. Não há assim lugar nas montanhas, sua área um país com um dialeto, que é realmente difícil de entender. Gostaria de falar com os outros caras e perguntar o que ele estava dizendo. Eles diriam: "ah, ele está falando sobre Deus e religião e essa porcaria, esquece isso e volte aprender a lutar." Essa foi a atitude. No entanto, quando eu subi e estudei com alguns dos mesmos sacerdotes que ensinavam O'Sensei, eu comecei a entender o Aikido pela primeira vez na minha vida. Porque Aikido é mais do que waza( técnica ).
STEVEN: O-Sensei usava um dialeto chamado Tanabe. Não há assim lugar nas montanhas, sua área um país com um dialeto, que é realmente difícil de entender. Gostaria de falar com os outros caras e perguntar o que ele estava dizendo. Eles diriam: "ah, ele está falando sobre Deus e religião e essa porcaria, esquece isso e volte aprender a lutar." Essa foi a atitude. No entanto, quando eu subi e estudei com alguns dos mesmos sacerdotes que ensinavam O'Sensei, eu comecei a entender o Aikido pela primeira vez na minha vida. Porque Aikido é mais do que waza( técnica ).
PERGUNTA: Eu tenho ouvido muito sobre a linha-dura e Aikido linha soft,
você pode falar qual é a diferença?
STEVEN: O-Sensei sempre falava sobre Go-ju-ryu, o círculo, o quadrado e
o triângulo. Aikido tem que ter todas essas linhas juntas. Os movimentos
básicos são quadrados, muito quadrado. Quando você chegar ao nível
intermediário, o quadrado está sempre lá, mas que você vê um monte de
triângulo. Quando você chegar em um nível avançado que você vê grande parte de
círculo. Mas o quadrado está sempre lá.
PERGUNTA: Você já usou Kiai em suas técnicas? Eu não acho que eu já ouvi
isso de você.
STEVEN: Você não vai querer. Kiai é muito eficaz e quando você faz isso
direito, você vai paralisar o seu adversário.
PERGUNTA: Existe uma posição correta para começar?
STEVEN: Quando alguém aparece e eles vão fazer alguma coisa, você está
como sempre é confortável e você faz o que você tem que fazer. A idéia é se eu
estou em hanmi, esquerda, e alguém vem a mim, ele provavelmente não virá para
mim em hanmi certo? porque seu rosto vai estar a frente. No entanto, nunca se
sabe, a idéia na rua é se esvaziar e deixe-o vir.
PERGUNTA: Em termos de técnica que você diria que é o mais importante?
STEVEN: Eu diria "irimi" é o mais importante.
PERGUNTA: Em Aikido é apenas praticar a luta, ou situações de vida e
morte?
STEVEN: A diferença entre uma luta real e com sparring no tatame é a
diferença entre a natação no mar e nadar na esteira.
PERGUNTA: É uma técnica baseada em alguém totalmente avançado que
compromete totalmente a direção do seu corpo contra você?
STEVEN: Sim. Na base, a partir do Aikido. Mas no Aikido avançado isso não
importa.
PERGUNTA: Nem mesmo com a força de um soco como um boxeador isso importa?
STEVEN: Nem um pouco. Não importa se eles ficam, ou se correm de mim, se eles estão lá e fazer polichinelo, eu acho que tenho de denunciar uma situação ou neutralizar uma situação, eu estou indo parar atrás de você. Isso é Aikido avançado. Eu não preciso de você para me mover. Você pode me socar, você pode fazer o que quiser.
PERGUNTA: Nem mesmo com a força de um soco como um boxeador isso importa?
STEVEN: Nem um pouco. Não importa se eles ficam, ou se correm de mim, se eles estão lá e fazer polichinelo, eu acho que tenho de denunciar uma situação ou neutralizar uma situação, eu estou indo parar atrás de você. Isso é Aikido avançado. Eu não preciso de você para me mover. Você pode me socar, você pode fazer o que quiser.
PERGUNTA: Como pode um aluno com deficiência se envolver com as artes
marciais?
STEVEN: Isso dependeria do quão comprometidos (nos movimentos) ele são e do tipo de deficiência. Se você tiver a movimentação de suas mãos e seus braços, então você pode fazer Aikido tanto quanto eu posso. O conceito é que alguém deve vir para você. Uma vez que eles vêm para você, os movimentos das mãos, os movimentos do tronco, e tudo o resto são os mesmos. De muitas maneiras você pode se tornar um bom praticante de Aikido. Eu sei que durante o tempo que eu me machuquei seriamente, eu desenvolvi minha técnica corretamente foi porque eu não conseguia me mexer.
STEVEN: Isso dependeria do quão comprometidos (nos movimentos) ele são e do tipo de deficiência. Se você tiver a movimentação de suas mãos e seus braços, então você pode fazer Aikido tanto quanto eu posso. O conceito é que alguém deve vir para você. Uma vez que eles vêm para você, os movimentos das mãos, os movimentos do tronco, e tudo o resto são os mesmos. De muitas maneiras você pode se tornar um bom praticante de Aikido. Eu sei que durante o tempo que eu me machuquei seriamente, eu desenvolvi minha técnica corretamente foi porque eu não conseguia me mexer.
PERGUNTA: As pessoas que tem 55 ou 65 anos de idade podem praticar Aikido?
STEVEN: Eu tive alunos que com seus 70 anos iam de trem treinar no
Japão, e aqui pessoas com 60 e 70 anos que veem treinar.
PERGUNTA: Qual é a relação entre o Aikido e Budo?
STEVEN: Eles são os mesmos.
PERGUNTA: Existe alguma confusão, porque há uma vasta gama de atitudes
Aikido, de uma arte marcial muito suave para uma arte marcial matar.
STEVEN: Eu acho que essas são confusões bobas. Acho Bugei, se você
olhar, Budo, se você olhar para a caligrafia chinesa e original, você vai desmistificar
isso, que significa parar a guerra. Braços Parados, pare a guerra. Então, é um
Budoka é um Heihoka, um guerreiro da paz, ou um homem de paz. Você precisa ser
forte o suficiente para acabar com a guerra, você verá o que estou dizendo,
porque se você é fraco e não poder acabar com a guerra, você começa a guerrear.
Você entendeu? E Budo tem que yin e yang, ela tem que Tate não ito a Yoko, Izu não mitama a mizu não mitama. Trata-se de
todos os termos Shinto. Yoko Ito não
significa lua, feminina, a água, o amor, o poder do perdão, o poder do amor. Tate no
ito significa sol, termos masculino,
falamos sobre o fogo, nós falamos sobre o poder de decisão. Esse é o momento em
que se você não perdoar, que é o poder do corte. Esses dois elementos têm de
viver em nós em harmonia perfeita ou você está fora de equilíbrio, e que é o
assassinato de sua essência do Budo também. Você tem que ter a habilidade e a
capacidade de decidir tomar decisões, para cortar, para matar e, ao mesmo
tempo, você tem que ter a capacidade de amar, de perdoar, de ser compreensivo.
E esses têm que trabalhar juntos, mas Budo é todas essas coisas e Aikido, é uma
das milhões de artes marciais sob o guarda chuva do grande Budo, você entende?
PERGUNTA: O que podemos nós, como estudantes de Aikido, fazer para
melhorar a situação política do Aikido?
STEVEN: Infelizmente, muitos dos professores de Aikido estão mais
preocupados com o que é melhor do que quem; e quem tem mais estudantes. Estou
errado? No Aikido não importa quem é melhor. Não importa quem está certo e quem
está errado, ou que tenha como muitos estudantes, ou cujo pai é maior do que outro.
Quem se importa? Nada disso importa, não tem nada a ver com Aikido. O que
importa é que todos nós tentamos ajudar uns aos outros para melhorar a nós
mesmos como seres humanos. Seja qual for estilos que vêm até nós, são
bem-vindas; ninguém é melhor do que ninguém. Concentre-se na filosofia e os
aspectos espirituais do Aikido, em vez de quem está ligado a quem.
PERGUNTA: Você poderia descrever o seu processo de concentração em
alguém, quando você se prepara para aplicar as técnicas? Parece que você está
passando por um processo muito específico de concentração.
STEVEN: É um ciclo. Quando estou ensinando, é apenas a posição do corpo do
oponente e minha posição. Quando for pra valer, você tem que recolher-se e
começar a culminar energia. Você vai defini-los, pegue seu "ki", você
peaga-los de uma forma que quando estiverem saindo, voltem pra você. Quando
eles vêm para você, você faz o que quiser fazer, é como um relâmpago.
Onisaburo, que, como sabem, foi professor espiritual de O-sensei, escreveu o Kaminari ku Kanji que significa
"Budo é um relâmpago." O ponto culminante de electricidade e de
energia entre o céu e a terra, que é realmente o que Bugei (artes marciais) é.
PERGUNTA: Como deve ser a preparação de uke para isso?
STEVEN: O uke não deve ser pensando em se preparar para fazer alguma
coisa, nem pensar em fazer sua ukemi. Ele só deve estar pensando em atacar. Em
estágios avançados você nem pensa em atacar, você ataca apenas.
PERGUNTA: Você poderia me dar a sua interpretação de Musubi?
STEVEN: Algo reúne-se para se tornar um, é muito simples.
PERGUNTA: Como a relação entre uke e nage?
STEVEN: Pode ser, eu posso dizer Musubi em 15 milhões de maneiras, é
como tomar a palavra casamento em Inglês. Musu
significa tornar-se um a reunir.
PERGUNTA: E a sua experiência com O-Sensei?
PERGUNTA: E a sua experiência com O-Sensei?
STEVEN: Eu tenho muito pouca experiência com O-Sensei. Eu era capaz de
vê-lo várias vezes. Eu vi ele falar. Eu estava muito próximo de seus mestres
espirituais, e eu ainda sou. Eu acho que era a única pessoa branca que sempre seguiu
exatamente os passos de O-Sensei em termos de seu treinamento místico. Eu me
tornei um sacerdote da O'moto Kyo e passei por toda a formação, e de todo o
processo estético como o que O-Sensei, recebeu em seu treinamento. Eu realmente
nunca o conheci. Não cheguei a praticar com ele sobre o tatame, ou fui arremessado
por ele, ou qualquer outra coisa.
PERGUNTA: Eu li em um artigo que kenjutsu é uma parte da sua vida?
STEVEN: Bem, para mim, Aikido e Kenjutsu é a mesma coisa. Se você viu a
minha técnica, eu estou sempre cortando. Hoje nós fizemos alguns golpes de isto
e aquilo, mas quando você me vê, você vai ver que eu estou sempre cortando com
os pés e as mãos; tesabaki, ashisabaki. As mãos e os pés são todos os ângulos
kenjutsu.
PERGUNTA: Me parece que o seu Aikido é muito pragmático, orientado para
um estilo de rua; diferente de outros estilos de Aikido que não são tão
pragmáticos como o seu estilo. Eu queria saber se você, em algum momento
explorou outro caminho no Aikido?
PERGUNTA: Você está dizendo que alguns dojo Aikido são muito passivos?
STEVEN: Há dojo que ensina essa forma (jogando sem tocar), e eu acho que
para ensinar de que maneira você primeiro tem que aprender o básico e dentro dos
princípios que você tem que ser capaz de fazê-los funcionar. Uma vez que você
aprendeu o básico e fez-lhes o trabalho você pode obter no material mágico que
leva 20-30-40-50 anos para começar a desenvolver.
PERGUNTA: Como é que uma atingir os aspectos místicos do Aikido, após
atingir o básico?
STEVEN: Seria como aconteceu comigo, ou com qualquer outra pessoa que busca
esse fundo místico. Quando você se aproximar perto o suficiente de professor,
ele decide se quer ensinar.
PERGUNTA: É possível uma outra religião ou espiritualidade é tão valioso
quanto Omoto Kyo foi para o seu Aikido?
STEVEN: Eu imagino assim, ele certamente poderia ter. Uma coisa sobre
Omoto kyo, e até mesmo sobre O-Sensei disse que toda religião diz: "Nós
somos o caminho, qualquer caminho está errado se você vai para o inferno."
Não existe religião não diga isso, exceto Omoto-kyo. Estamos todos a subir a
montanha mesmo, pode haver caminhos diferentes, mas todos nós estamos tentando
chegar a Deus. Todo mundo tem o seu próprio caminho para chegar lá.
PERGUNTA: Qual parte do Aikido veio de esgrima?
STEVEN: Todas as partes, quando eu faço nikyo, eu cortei. Quando eu faço
irimi, eu cortei, shihonage, é tudo kenjutsu
PERGUNTA: Quantos anos você tinha quando abriu seu dojo?
STEVEN: Cerca de 22.
Obrigado a todos muito bem.
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