terça-feira, 28 de junho de 2011

Princípios do Daito Ryu Aikijujutsu


Palestra do Mestre Katsuyuki Kondo

Os princípios básicos do Daito Ryu incluem Rei, Metsuke,MaAi, KoKyu,Zanshin e Kiai.

Eu gostaria de explicar estes princípios pela ordem. Creio que por praticar repetidamente, aprendendo e usando estes princípios você aperfeiçoará sua técnica.

Vou agora explicar o termo “REI”, antigamente, palavras como “BUREI” (que significa desrespeitoso) e “Shitsurei” (que significa um comportamento imperdoável) eram usadas. Uma pessoa que faltasse com REI, ou seja, que fosse desrespeitosa poderia estar pondo sua vida em risco.

Por exemplo, antigamente alguém deveria ter certeza de colocar sua espada ao seu lado direito quando convidado para entrar em uma sala e sentar-se. Se ele pusesse sua espada ao seu lado esquerdo, ele poderia sacá-la em qualquer momento. Por isso era desrespeitoso para alguém colocar sua espada em ao seu lado esquerdo. Isso significava ser “Shitsurei”, ou agir de forma indelicada. Com sua espada ao lado esquerdo você poderia usá-la a qualquer momento, isso mostrava sua intenção em lutar com outra pessoa.

Eu já ouvi que certa vez uma pessoa foi atacada, cortada e morreu, pois sua espada estava ao seu lado esquerdo e aconteceu de ele a tocar por engano. Desta forma, este tipo de comportamento desrespeitoso pode por em perigo a vida de alguém.




Agora vou explicar o conceito de “Metsuke”. Os caracteres significam “onde fixar o olhar”. Eu acredito que isso inclui todas as coisas, como o poder dos olhos penetrantes, que controla os outros, em seu interior, e a capacidade de ler a mente dos outros. O poder dos olhos...

O melhor jeito de controlar os outros sem lutar. Devemos praticar com este principio em mente.
A principio,eu penso que “Metsuke” é um tipo de prática onde você estuda, prevê e distingue os movimentos do oponente pela fixação dos olhos. Naturalmente, neste tipo de treino, várias coisas, como Kokyu ho, estão incluídas para alcançar esta finalidade.

O próximo conceito é “MaAi” ou distancia de combate. No Japão antigo as armas de fogo não eram usadas, mas o arco e flecha eram. E havia MaAi para lanças,espadas  e finalmente, o mais curto dos MaAi: a distância para Jujutsu (luta desarmada).

A questão sobre aumentar a distancia entre você e o seu oponente,e como reduzi-la distancia,constitui um assunto muito importante nas artes marciais. Como assumir MaAi, como encurtar e como aumentar a distância. Muitas vezes quando você pensa que está na distância adequada, que seja apropriada ao seu oponente. Por favor, mantenha isto predominante em sua mente quando estiver praticando.

Agora eu vou explicar o conceito de “KoKyu”

KoKyu consiste de dois caracteres que significam “expirar – respirar para fora” e “aspirar – respirar para dentro”, KoKyu. Então expirar é muito importante e aspirar é um treino para expirar.

Nos não vivemos sem aspirar, por isso é feito naturalmente. Assim, é importante que saibamos como expelir o ar do corpo. Também ensinamos, no que diz respeito ao KoKyu que expirar  é “YO”ou “Yang” e aspirar é “IN”ou Ying.

Por exemplo, quando visitamos santuários Shinto e templos Budistas vemos ambos os reis Deva no dois lados do portão do templo. Se olharmos para suas bocas, um tem a boca bem aberta e o outro a boca firmemente fechada. E nos santuários Shinto existem cães guardiões de pedra na entrada do templo, com a boca aberta e fechada. Dizem que representa a expressão “AUM”. O de boca aberta é o “A” e o de boca fechada é o “UM” A expressão “AUM” é certamente uma manifestação “YAN”.

Quando aplicamos, nos, de fato, emitimos um “KiAi”. Ou a fim de usar toda a nossa força, fechamos nossa boca e produzimos o som “UM” e seguramos nossa respiração. Isso é Yang. Quando aspiramos é Ying.

Se praticarmos a respiração suficientemente, estaremos aptos a perceber, e prever, o movimento do oponente.

Os estudos de “KoKyu Ho” incluem o KoKyHo de Buda e um trabalho de Hakuin, datado da metade do período Edo. KoKyuHo tem sido objeto de estudo nos tempos modernos como um método saúde. Respiração apropriada é um principio muito importante das artes marciais.

O próximo principio é “Kuzushi” ou quebra de equilíbrio. Isso inclui “atemi” e outras coisas como “KiAi” que são naturalmente parte do conceito. Kuzushi, no Daito Ryu, inclui a idéia de “AiKi”. Isto é como emitir energia “AiKi” e quebrar o equilíbrio do oponente. Este princípio deve ser enfatizado.

O último conceito é “ZanShin”os caracteres utilizados significam “permanecer com o espírito”, ou eu já ouvi referencias a “Ficar com o corpo”.Todavia, não direi “ficar com o espírito” mas “Dar tudo de si para usar toda força e espírito,através de enfrentar e  responder à situação a qualquer momento. ” Eu entendo o termo por “dar tudo até que não haja nada mais para dar”. ZanShin.

Eu mencionei “KiAi”no inicio e eu incluí como parte do “Kuzushi”.

Para resumir, os seis princípios básicos são: Rei, MeTsuKe,MaAi,KoKyu, Kuzushi e Zanshin. Como eu disse no início, gostaria de demonstrar para vocês como aplicar estes princípios básicos nas técnicas e como dominá-los.



--------
conheça a página do Aikido ITN no Facebook, clique AQUI
siga o Aikido ITN no twitter, clique AQUI

2 comentários:

  1. Olá, boa noite, vc dá aula de Daito Ryu? Caso não dê aula dessa arte, sabe ande eu posso estudar ela no Rio de Janeiro?

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego. Eu pratico Aikijujutsu no RJ, mas não é o estilo clássico, Daito Ryu, eu pratico o Yamaue Aikijujutsu, que é uma forma mais "modernizada", voltada pros dias atuais. Essa escola foi fundada pelo Soke Yamaue, sobrinho neto de Takuma hisa, o único a receber o menkyo kaiden (certificado que comprova ter aprendido tudo sobre o aikijujutsu).
      Caso lhe interesse, o telefone de contato do Shihan Nilson Bispo, aluno do Soke Yamaue e representante do estilo no Brasil é: (21) 99667-3465

      Excluir