segunda-feira, 4 de julho de 2011

Estudo Revela o Fator Determinante para o Sucesso


Por: Francisco França Júnior (Aizen Dojo, Brasília)


Nesta semana, em seu espaço na rádio CBN, o comentarista Gilberto Dimenstein divulgou um estudo muito interessante realizado pela Universidade Duke, da Carolina do Norte, um dos centros de neurociência mais respeitados do mundo.

Os pesquisadores concluíram, após observar crianças por trinta anos, que o fator mais determinante para o sucesso não é a inteligência.

Sucesso, nesse contexto, é administrar com êxito a sua vida acadêmica e profissional, sua saúde, finanças, negócios e, por que não dizer, seus relacionamentos.

Segundo esse estudo, a capacidade de gerenciar tendências impulsivas, ou seja, autocontrole, é o principal fator a ser exercitado para alcançar sucesso nas diversas esferas da vida. Assim, ter autocontrole nos levará a pensar bem antes de dar uma resposta atravessada, revidar a uma fechada no trânsito, comprar aquele artigo desnecessário ou a manter uma rotina de estudos quando nos convidam para outros programas, por exemplo.



Todos nós herdamos uma capacidade inata de autocontrole. Porém, podemos aumentá-la em todas as fases da nossa existência. Por essa razão, algumas escolas americanas recentemente passaram a realizar jogos e peças de teatro com crianças a partir de três anos de idade, de forma a ensiná-las a lidar de forma construtiva com frustrações.

Como diz um grande amigo, nem tudo que é verdadeiro é novo. Os praticantes do Instituto Teruo Nakatani conhecem o significado do centenário provérbio japonês Masakatsu Agatsu – a primeira e verdadeira vitória é a vitória sobre si mesmo. Na prática do Aikido, é necessário dominar e a manter controle sobre o seu centro antes de desequilibrar harmônica e verdadeiramente o uke. Esse é um exercício constante, que deve ser levado para nosso dia-a-dia e cuja importância podemos considerar endossada cientificamente por meio da pesquisa divulgada pela Universidade Duke.  



--------
conheça a página do Aikido ITN no Facebook, clique AQUI
siga o Aikido ITN no twitter, clique AQU



Nenhum comentário:

Postar um comentário