quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um coração em busca da felicidade!


Texto encaminhado pelo Professor Gustavo Nogueira (Faixa Preta 3º Dan, Academia CLAM - Goiânia)

Por Hidemaru Degutxi

A verdadeira felicidade consiste no amor recíproco, na amizade, no agradecimento. Todo ser vivente, sente necessidade de uma companhia, e aquele que pisa sozinho a tortuosa estrada da vida, não há dúvida, sente-se solitário.


Alguém disse : "Não há nada mais satisfatório que trabalhar para quem amamos ou para quem quer ser por nós amado".

Creio não haver nada mais acertado. E diz ainda a mesma voz: "Não há nada mais desesperador, mais triste do que o estado de alma daquele que vive solitário, sem alguém que sinceramente se alegre com sua vitória, daquele que não tem a quem alegrar." 

"Quem poderia compreender uma pessoa como eu, uma pessoa de vida vazia, sem objetivos?". Eu posso bem compreender esse coração humano.

As pessoas em geral, são de um caráter egoísta, quase irremediável. Quando doentes, redizem constantemente: "Não há nada pior que a doença, logo que sarar, me aplicarei sem, lástimas a qualquer trabalho. Não há nada, melhor que a saúde".



Todavia, logo que se restabelecem da doença, esquecem-se por completo das promessas feitas e continuam com a habitual série de lástimas e descontentamentos. Neste mundo não há maior felicidade que aplicarmo-nos com saúde ao trabalho.

Um coração comunicativo nada pode conseguir sem a existência de um coração receptivo. "Se ‘‘A" amar a "B" e "B" não sentir o mesmo afeto por "A", não poderá haver o amor perfeito. 


Graças à união dos corações vem sendo mantido o mundo. E o desenvolvimento da felicidade deste mundo, depende da perfeição com que essa união realiza sua tarefa. O cérebro representa, todo o corpo humano. Por isso, o responsável por uma mente fraca, não é apenas o cérebro, mas todo o corpo.


Mesmo se a construção cerebral for perfeita e bem desenvolvida, sofrerá irremediavelmente a influência da parte doentia do corpo, por mínimo que seja esse desvio. Não só o rei mas também seus vassalos devem ser refinados.

Nada nos resta além de estar atentos para não nos ferirmos mutuamente, cada um deve ter em mente alcançar sempre um degrau mais elevado em direção ao divino. Nada neste mundo se realiza sem a existência de uma alma preparada e predestinada.


Não há outro meio se não o de flamejar a chama verticalmente e correr a água horizontalmente. Se a água vier a essa posição geográfica, poderá tornar-se em cachoeira e até mesmo em mar. Se a inclinação de alguém for digna de ser realizada, apesar das dificuldades com que deparar, um dia será concretizada.

O conhecimento humano sobre arte e literatura adquirido por cada um desde logo após o nascimento, indubitavelmente causa muitas vezes o fracasso na vida dos mesmos, mas isto, porque muitas pessoas se preocupam em demasia em adquiri-los e esquecem de educar a inclinação que pode obter tais conhecimentos, diretamente, pela força de vontade.


Por mais perfeito que seja o argumento de uma pessoa, se a mesma não possuir "energia" e "virtude moral", não terá efeito maior que um disco na vitrola. Ao invés de argumentos maravilhosos, "Energia e Virtude Moral". É angustioso avaliar-se além da realidade.

É muito mais suave possuir-se 10% de capacidade para 8% de trabalho. Mesmo regredindo, as pessoas de mérito jamais perdem a dignidade.

Há grande diferença entre o momento em que nos encolerizamos e o momento em que rimos. Entre o céu límpido e o céu nublado há grande diferença. Numa mesma pessoa há momentos em que,se vê como um, néscio e momentos em que é sentida como uma eminência. 

Se não convivermos com essa pessoa por algum tempo, jamais poderemos saber seu valor real. O valor de uma pessoa depende da qualidade e quantidade de amor que possui.

--------
conheça a página do Aikido ITN no Facebook, clique AQUI
siga o Aikido ITN no twitter, clique AQU

Nenhum comentário:

Postar um comentário