sexta-feira, 18 de março de 2011

Doce Ciência - Lições de defesa no boxe para todas Artes Marciais


Segue tradução de um artigo que trata de estratégias de defesa usadas no boxe, mas que possuem pontos em comum com outras artes, inclusive com o conceito de maai e irimi. O mais interessante é que junto ao texto, há 3 vídeos ilustrando esquivas usadas no boxe e em lutas do Anderson Silva no UFC.

Autor: Jonlaw, em 09/01/2011
Tradução: Victor Bortone

Nós treinamos conceitos de distância e timing recentemente e esse artigo vai tentar definir e ilustrar alguns desses conceitos com vídeos de defesas de boxe excepcionais. Eu aprendi muito pouco sobre esse assunto antes de treinar na Primal, aonde se dá grande importância a isso. Parece que esse assunto é geralmente negligenciado em muitas artes marciais, embora não o deva ser. Não sou a única pessoa com esta opinião, no vídeo do Boxe Birmanês o instrutor afirma o mesmo.







Em uma aula na semana passada, nós treinamos a noção de distância entre você e o oponente, que Steve Morris se refere como a "Zona Vermelha". Esta é a zona, ou a distância a partir da qual o atacante pode acertar você, seja com suas mãos, pernas ou ambos. Enquanto você estiver fora dessa zona, estará seguro; caso seu oponente se mova em sua direção, você irá parar dentro da zona, a seu alcance. Para se manter seguro, o mais fácil a fazer é mover-se para fora de seu alcance novamente. Ir em linha reta para trás é uma opção, mover-se em um ângulo inclinado é melhor, pois o atacante terá de se ajustar antes de mover em sua direção novamente.

Defesa no Boxe

Como alternativa, se você estiver dentro da zona, deve fazer algo para evitar ser acertado; esquivar, se proteger, atacar e agarrar (clinch) são algumas das opções de defesa no boxe. O vídeo a seguir mostra clipes de excelentes boxeadores usando seus entendimentos desse conceito para evitar o ataque do adversário e contra-atacar.




Podem ser vistas defesas elegantes de Mayweather e Pernell Whitaker, mostrando movimentação contínua quando dentro da zona, usando todo tipo de movimento do corpo para evitar o ataque - isto é provavelmente o que o Tai Sabaki no Karate deveria ser! Depois é mostrado Pep posicionando-se bem próximo da zona, frustrando seu oponente, mas garantindo com que se mova o suficiente quando dentro do alcance do adversário para evitar ser atingido. Há também ótimos trechos de Locche, que manipula a zona oferecendo sua cabeça como alvo, bem no alcance do adversário, mas é capaz de se mover para fora novamente para se manter em segurança. Há lições em todos esses lutadores, cada um mostrando um entendimento de como usar a distância para efeitos diversos, para a defesa com esquiva acho que Pernell Whitaker é ótimo, mas Mayweather chega perto.

Anderson Silva

É claro, boxe envolve apenas socos então poderia ser argumentado que quando envolvemos chutes, muitas dessas lições do boxe seriam inúteis, no entanto Anderson Silva pode discordar! Vejam os trechos da luta dele contra Franklin, existe um trecho em que ele desvia de chutes e socos apenas controlando a distância. Obviamente ele é um lutador muito habilidoso e usa isso para enganar seu oponente.





Controlando a distância, ou "Zona Vermelha", ou como quiser chamar, você evita ou pelo menos torna muito difícil ser acertado e faz com que aberturas apareçam no seu adversário, no momento em que ele tenta atacá-lo. O Tyson "de antigamente" fez isso para se esquivar de jabs e contra-atacar com ganchos e uppercuts, enquanto Fedor faz o mesmo com uma grande repetição de socos para se aproximar do adversário e poder acertá-lo novamente ou derrubá-lo no chão. Essencialmente, esta é a mesma abordagem, as lições de defesas de boxe do "Doce Ciência" podem ser aplicadas a todas artes marciais, não apenas ao boxe e outras lutas esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário