quinta-feira, 31 de março de 2011

Seigo Yamaguchi Sensei


Prezados,

Seigo Yamaguchi Sensei (1924-1996), 9º Dan Aikikai, foi um dos instrutores mais técnicos do Hombu Dojo. Seu Aikido era vibrante, e ao mesmo tempo suave e misterioso até mesmo para os professores mais graduados da sede mundial dessa arte. Dentre seus alunos, estão Christian Tissier, William Gleason e Masatoshi Yasuno.

Seguem fatos marcantes de sua vida:
  • Em 13 de abril de 1924 – Nasce em Fukuoka
  • Outubro de 1943 – participou da partida de alunos para o front na Guerra do Pacífico
  • Outubro de 1945 – dispensado do serviço militar devido ao fim da guerra
  • 1951 – começou a treinar Aikido com Morihei Ueshiba.
  • Julho de 1958 – enviado para ensinar Aikido às forças militares de Burma.
  • Julho de 1977 – enviado como professor à Europa (França) e desde então anualmente à França, Inglaterra e Alemanha.
  • Janeiro de 1992 – recebeu uma homenagem da Nihon Budo Kyogikai pelos serviços prestados em prol do Budo.
  • Janeiro de 1994 – graduado a 9º Dan.
  • 24 de janeiro de 1996 – falece


Seguem abaixo traduções livres, feitas por mim, de um excerto de artigo de William Gleason  Sensei sobre seu professor – publicado em http://www.aikidojournal.com/article?articleID=621 – e de uma mensagem de Endo Sensei publicada na ocasião do falecimento de seu mestre (http://www.aikidojournal.com/article?articleID=129). As redações originais acompanham as propostas de tradução.

Creio ser importante meditar sobre as palavras de Yamaguchi Sensei: treinar não quer dizer necessariamente aprender!

Boa leitura.
Francisco França Júnior (Frank - Aizen Dojo, Brasília)


Minha Experiência com Seigo Yamaguchi Sensei, por William Gleason

Os professores do Hombu Dojo não tinham o hábito de frequentar as aulas dos colegas, mas alguns assistiam às de Yamaguchi Sensei com alguma regularidade. O mais frequente foi Saotome Sensei, que já era reconhecido como um grande professor, apesar de ser mais jovem do que a maioria dos alunos da segunda geração do fundador. Chiba Sensei e seu aluno, Shibata, também assistiram a aulas de Yamaguchi. Shibata parecia não gostar da maneira que Yamaguchi Sensei o arremessava, porém era atraído às aulas pelo mistério de como aquilo acontecia. Os movimentos de Yamaguchi Sensei eram muitas vezes tão rápidos que até mesmo os professores de alto nível às vezes tinham dificuldades em fazer ukemi. Eu, pessoalmente, testemunhei Yamada Sensei, Chiba Sensei, Takeda Sensei, Endo Sensei Shibata Sensei, Sasaki Sensei, e, claro, Saotome Sensei como ukes de Yamaguchi Sensei. Mesmo assistir era incrível e eu aprendi sobre um certo grau de intensidade que nós não temos em nosso treino.

(...)

Ele tinha 1,67m de altura e pesava somente 61 quilos. Isso é surpreendente, pois certa vez o vi arremessar um aluno de sumo. 

Para Yamaguchi Sensei, que me fez querer treinar Aikido, por Seishiro Endo, Shihan do Aikikai

Yamaguchi Sensei amava seu café e seu cigarro. Em seus últimos anos ele conseguia ficar longe do café, mas era muito afeiçoado ao cigarro. Ele também gostava de falar, o que poderia fazer por quatro ou cinco horas inteiras. Dada a sua mente rápida e pontos de vista rigorosos sobre Aikido, acho que muitas pessoas estavam cansadas de sua conversa e simplesmente evitavam ir com ele para seus cafés favoritos. Esse é o tipo de professor que ele era, mas da minha parte, o acompanhava sempre que podia.

No meus dias de universidade, eu estava treinando com todos os professores da Hombu Dojo. Eu sabia que eles eram todos muito poderosos, mas não tinha como julgar uma técnica maravilhosa, então não notei nada de especial sobre o treinamento de Yamaguchi Sensei. Ouvia todas as instruções e explicações dos professores, mas nunca pensei profundamente sobre elas, e continuei meu caminho por meio de cada prática, confiando na força e geralmente treinando de forma auto-indulgente.

Após cerca de dez anos, porém, comecei a ter dúvidas sobre a minha forma de treinamento. Também machuquei meu ombro direito tão seriamente que eu não conseguia nem chegar no tatame. Um dia aconteceu de eu conhecer Yamaguchi Sensei em um café. Ele me disse algo que mudou meu Aikido 180 graus: "Você tem praticado Aikido há dez anos, mas agora que você tem apenas o braço esquerdo, o que você vai fazer?"

Suas palavras causaram impacto em mim, e desde então fiz questão de participar de seu treinamento de 05:30-06:30 toda segunda-feira. Eu quase não fui às aulas dos outros professores. Após o treinamento com ele por um tempo, comecei a perceber que realmente havia algo diferente em sua técnica. Minhas dúvidas e incertezas sobre o meu próprio Aikido começaram a se dissolver, quando percebi que eu havia descoberto uma nova direção.

Sobre esta nova direção, Yamaguchi Sensei me disse: "Mesmo que você não entenda isso, confie em minhas palavras e dê a si mesmo dez anos..." Dez anos parecia um tempo decepcionante longo, mas suas palavras me deram algo no qual ter esperança. Em qualquer caso, foi uma oportunidade para dar um novo início ao meu treinamento.

Durante a prática, Yamaguchi Sensei, muitas vezes me chamou para uke, enquanto me dava vários conselhos e instruções. Estas instruções não foram feitas só para mim, é claro, mas o conteúdo específico do que ele dizia e a maneira com que ele dizia pareciam adaptados para meu benefício. Enquanto era seu uke, fiz o meu melhor para sentir o que estava acontecendo e mais tarde iria tentar recriar a mesma sensação no meu próprio treino:

  • "Vá em frente, dê o seu braço ao seu parceiro execute a sua técnica."
  • "Treino que se baseia em músculos embota os sentidos e impede que a técnica seja precisa."
  • "Não imobilize seu parceiro usando força."
  • "Mesmo se você não entender, basta ter fé e praticar por aproximadamente dez anos."
  • "Concentre sua força em seu abdômen inferior e dê vazão a ela pela parte superior do seu corpo."
  • "Quanto mais o seu ki se concentra, mais você tem que liberar a força pela parte superior do seu corpo."
  • "Técnicas devem ser sempre reais."
  • "Uma pessoa que não tenha desenvolvido um grau de competência na terceira década de vida não vai avançar mais."
Eu acho que realmente não há muito sentido em listar tudo que Yamaguchi Sensei disse, mas meus olhos brilhavam quando ele dirigia sua conversa entusiasmada em minha direção, e eu aguçava meus ouvidos tentando não perder uma única palavra; eu mal podia esperar até o próximo treino.


Muitas pessoas já me disseram que foi Yamaguchi Sensei que os motivou a continuar o treinamento de Aikido. Ele era o tipo de professor que mesmo em seus últimos anos nunca perdeu o entusiasmo pelo treino. Lembro-me que, desde o início do ano passado, começaram pequenos sinais de que algo não estava certo com sua saúde, e, toda vez que eu notava um daqueles sinais, implorava para que ele fizesse um check-out. Mas ele sempre sorria.

Uma das últimas coisas que ouvi Yamaguchi Sensei dizer foi "O-Sensei disse que ‘treinar com dez mil pessoas diferentes fará de você um mestre’. Mas não se esqueça: treinamento não significa ensinamento.”

Eu tenho tantas lembranças de Yamaguchi Sensei que nunca caberiam neste espaço limitado, por isso vou terminar simplesmente oferecendo uma oração de gratidão e desejar  sua felicidade no outro mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário