quinta-feira, 17 de março de 2011

Sobre os Samurais

texto enviado pela colega Amanda Pacieri, Academia CLAM - Goiânia



Guerreiros da época do Japão feudal, os samurais dominaram o país por quase 8 séculos, ocupando o status social mais alto da época da ditadura militar nipônica, o Shogunato. Eram pessoas treinadas, desde pequenos para seguirem o Bushido, o caminho do guerreiro. Através das artes marciais, era fortalecida tanto a sua técnica quanto o seu espírito. Mais do que acertar um alvo com sua flecha ou cortar algo com sua espada, um samurai sempre visava refinar seu espírito, com a autodisciplina e o autocontrole, para assim estar sempre preparado para as situações mais adversas possíveis.

E foi esta preocupação com o espírito que salvou a arte Samurai de sua extinção na Restauração Meiji (época em que os samurais viraram burocratas a serviço do governo). O kenjutsu, arte da espada, foi substituída pelo kendo, uma luta mais leve usando os shinais, espadas de bambu. Mas ambos, o kenjutsu e kendo, continuam até hoje.


Katana, a alma samurai

A espada Katana era muito mais que uma arma. Para um samurai, era a extensão de seu corpo e de sua mente. Forjadas em seus detalhes cuidadosamente, desde a ponta, até a curvatura da lâmina, eram trabalhadas totalmente à mão. Assim, os samurais virtuosos e honrados faziam de sua espada uma filosofia de vida.

Para o samurai, a espada não era apenas um instrumento de matar pessoas, mas sim uma forma de fazer a justiça e ajudar as pessoas. A espada ultrapassava seu sentido material: simbolicamente era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente. Além da katana, os samurais portavam outra espada menor, o Wakizashi. Alguns a usavam para lugares menores, outros usavam-na simultaneamente com a katana dependendo do estilo de luta do samurai. Alguns carregavam uma faca para emergências.

Bushido, o caminho do samurai

“A vida de alguém é limitado; a honra e o respeito duram para sempre“

O Bushido era um código de honra que os samurais deveriam seguir. Seu maior princípio era buscar uma morte com dignidade. Um samurai jamais poderia se entregar e deveria estar sempre preparado para a morte. Além disso, a honra do samurai, de seus antepassados e de seu senhor deveria ser preservado por ele. Outros aspectos importantes é que um samurai jamais pode fugir de um luta, ainda que seja apenas um samurai contra um exército de oponentes. O samurai também deve estar sempre do lado da justiça e ter compaixão de eu seu inimigo derrotado ou mais fraco. Lealdade, etiqueta, educação e noção de gratidão eram outras coisas que o Bushido pregava. Um samurai honrado deveria ser leal ao seu daimyo (senhor feudal), Shogun e Imperador.



Texto “Samurais”, por Leonardo Brandão Barleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário